Páginas

Escritos # 1- O Amor

O amor é tão importante que deveria ser o centro de todas as ações humanas, mas milhares de anos não foram suficientes para compreendermos o mandamento principal de um homem chamado Jesus. Pensamos no amor como algo simbólico e metafórico, enquanto ele é simples e cotidiano. Simples, mas não fácil.
O instinto da preservação individual produz uma vaidade e um querer-sair-por-cima que é, com certeza, o sentimento que mais move o homem. O amor é infelizmente relegado a segundo plano, apesar de ser o mais poderoso.
O amor de poucos, quando bem desenvolvido, neutraliza o ódio de milhões, e se alastra sobre aqueles que deixam seu querer-sair-por-cima de lado. Mas somente sobre estes. É uma expressão da luta entre a preservação individual e a preservação coletiva.
Se resolvermos fazer uma uma pesquisa, veremos que todos se julgam que amam, porém se perguntarmos quanto aos outros, dirão que muitos não amam, e que agem somente por interesses.
O que acontece é que as pessoas pensam manter os dois sentimentos, sem verem que são inconciliáveis. A preservação individual é muito mais automática e fácil, o que faz com que na hora do conflito entre os sentimentos, sempre se cai para esse.
O capitalismo age sorrateiramente e utiliza todos os sentimentos humanos a seu favor. Isso não se dá por decreto ou "ordem direta de multinacionais", mas através da união das leis do mercado e dos próprios sentimentos humanos, por meio de costumes, modas, propagandas e valores ditos incontestáveis da sociedade.
A sociedade atual transformou a idéia do amor em um amor namorado, um amor de duas pessoas que esquecem os outros e o resto do mundo, suas filosofias e moralidades, selando seu namoro a dois com os presentes das datas comemorativas. É muito triste.
A receita do amor é na verdade uma contínua preparação a estar apto a amar sempre. A preparação simples e difícil do amor é se esvair do sentimento de preservação individual, enquanto se inspira o sentimento de encontrar-se no "outro", compartilhando dores e felicidades com amigos e desconhecidos.
Quando um homem ou uma mulher encontra no momento o Amor, olha ao próximo com olhos de cumplicidade e admiração, oferece-se para entender e ajudar, assim como mantém posições firmes sobre desumanidades em locais que nunca ouviu falar. É até comum atingir este nível de amor algumas vezes na vida, mas mantê-lo a todo momento em nós, é o grande desafio da vida. As grandes provas virão no conflito com seu ego.
A preparação ao Amor pode ter milhares de espinhos, mas é muito mais bela.

Ebner

Nenhum comentário: