Páginas

Escritos # 3 - Meio Ambiente

Seguindo a constatação de que estamos intrinsecamente unidos com o nosso redor e com as pessoas à nossa volta, de tal maneira que somos também eles, a preocupação com a natureza torna-se natural na nossa vida. Resta-nos assim conhecer os problemas envolvidos e encontrar soluções possíveis.
Nas sociedades que adotam o sistema capitalista, reina-se a competitividade e o materialismo, produzindo um consumismo inato e desenfreado, sem outras preocupações que não a de atender à própria vaidade. As degradações ambientais resultantes deste pensamento fazem com que a natureza terrestre sofra irreparáveis modificações. Em nome do que se entende por progresso, restou ao mundo uma pequena parcela de florestas, de animais, e de rios saudáveis. Como produto, um desequilíbrio climático que está produzindo fenômenos “naturais” históricos, como alterações nas estações, inundações e tornados sem pares. Prevêem-se milhares de mortes e outros milhares de vidas degradantes.
Há um importante conceito a ser utilizado para frear este caos, chamado Desenvolvimento Sustentável. Podemos resumi-lo em uma palavra: harmonia. Harmonia com nós mesmos, com os outros seres humanos e com a natureza ao nosso redor. Uma sociedade sustentável é aquela que busca modelos alternativos que harmonizam o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente. Ter uma política sustentável é negar o modelo capistalista-materialista, por este induzir uma natureza inóspita a uma grande variedade de animais, inclusive ao próprio homem.
No desenvolvimento sustentável, a terra, a água e os animais são utilizados de modo que se garanta o sustento saudável para todos os seres, e ainda garanta a preservação da cultura e identidade do homem.
Para aplicar individualmente o conceito de desenvolvimento sustentável no sistema capitalista, deve-se refletir na hora de consumir e descartar produtos, observando as ações que direcionam o mundo à sustentabilidade. A hora de consumir é um momento tão poderoso no capitalismo, que devemos utilizar a favor do mundo e da dignidade humana.
O humanismo e o ecologismo devem não só andar de mãos dadas com o desenvolvimento como serem o próprio desenvolvimento procurado.

Ebner

Nenhum comentário: